quarta-feira, 29 de junho de 2011

Atividades Lúdicas

Atividades Lúdicas
·        Expressão da personalidade
·        Evolução da imagem corporal

1ª) Movimento corporal/Imagem corporal: Imitando o Animal.
Objetivo: Despertar a ação corporal, fazendo os movimentos dos animais e tudo que imaginar nesta viagem à floresta, através de muita ação corporal, criação e imaginação.
Duração: 40 Minutos
Faixa Etária: a partir dos 3 anos
Desenvolvimento: O educador fala:
- Animal mágico!
Todas as crianças devem dar um giro no lugar, um grito bem forte e parar. O educador diz:
- Chegamos à floresta! Estou avistando um tigre!
E todos têm que imitar o referido animal, tanto no andar como no som que eles emitem. E assim sucessivamente.

2ª) Equilíbrio dinâmico e lateralidade:
Percurso com a bolinha de plástico.
Objetivo: Fazer com que os alunos entendam a importância do equilíbrio com as atividades realizadas.
Duração: 35 min.
Material: Quadra poliesportiva, cordas, bambolês e bolinhas.
Faixa Etária: a partir dos 3 anos
Desenvolvimento: Os alunos deverão andar em cima da trilha feita pelo professor na quadra. Colocar os alunos em colunas e pedir para que eles segurem 1º com a mão direita a bola de plástico e a mão esquerda colocar para trás. Depois inverter para com isso trabalhar a função do não dominante. Fazer o percurso até o final sem deixar a bola cair no chão, quem deixar cair volta para o início.
Devemos explorar ambos os lados, para que eles próprios com o tempo fixem e automatizem o lado dominante e percebam sua dominância lateral.

3ª) Ritmo e freio inibitório:  Arranca Rabo.
O ritmo está presente em todas as atividades da criança, como uma espécie de requisito e envolve situações de velocidade, duração, continuidade, antes, durante e depois.
Freio inibitório é a capacidade que adquirirmos em parar quando há situações de perigo.
Objetivo: Passar para as crianças a necessidade de obter ritmo e também a capacidade de saber frear para não se machucar, com isso não deixar que o amigo arranque seu rabo.
Duração: 35min.
Material: Fita ou pedaço de papel.
Faixa Etária: a partir dos 3 anos.
Desenvolvimento: Todos os alunos dispersos na quadra com os rabinhos presos atrás da calça, onde cada um deverá pegar o maior número de rabinhos sem deixar que os colegas peguem o seu rabo, vence quem tiver o maior número de rabinhos e continuar com seu rabo. Caso todos fiquem sem o rabo no final cada um deverá contar a quantidade de rabos que conseguiu arrancar e quem tiver mais será o vencedor.
 Essas atividades poderão ser realizadas através de um aluno piloto, que ajudara as crianças com deficiências tanto visual como motora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário