sábado, 25 de agosto de 2012

BERÇÁRIO


BERÇÁRIO

Na adaptação devemos ter muito cuidado em lidar com o bebê, ter sempre a voz suave e de tom baixo para passar confiança, ser amoroso e sempre olhar nos olhos do bebê para transmitir segurança.
Acessos de choro e normal no primeiro momento, o que devemos fazer procurar acalmar os bebês pegando no colo, conversando, passando amor e acima de tudo dando atenção, pois as nossas atitudes e que determina o tempo do choro, quanto mais nervoso passar mais tempo de choro teremos, portanto, sempre respirar bem fundo por várias vezes, e passar calma.
Muitos persistem com essas reações, precisamos ter cuidado, pois às vezes eles tendem a se machucar, (mordendo, arranhando , puxando cabelo etc.), nesse momento muita atenção e chegar devagar e conversar apesar de pouca idade eles entendem sim e precisam confiar para não mais fazê-lo.
Morder
Normalmente ocorre em momentos de ansiedade, do que propriamente dito como agressão, devemos prestar muita atenção, e ter a percepção è uma agressão ( quando eles querem um determinado brinquedo e o outro não da, então parte para a mordida), ou ansiedade (quando esta chorando por que quer sua mãe e então entra em desespero e morde), após fazer essa divisão conseguimos descobrir.
O Que Fazer?
1- Conversar com a criança e explicar não pode é feio!
2-Ficar em observação a todo o momento, e qualquer movimento o professor entra em ação:
O que você vai fazer?
Sabe seus dentinhos precisa de ajuda então vamos ajudá-los a comer....
Essas são algumas dicas, não podemos chamar atenção dizendo não pode morder, pois estaremos a todo o momento lembrando-se da mordida.
3-Chamar os pais e tentar descobrir se em casa têm irmãos mais velhos, que brincam de mordidinhas ou se a mãe tem essas brincadeirinhas, (tudo tem que ser sutil para não traumatizar e causar transtornos futuros).
4- Já aconteceu a mordida o que fazer;
Passar uma pedra de sabão novo na região em circulo ajuda a sumir e diminuir a dor, pomada pode causar alergias.
Algumas atividades para berçário
Shantala
O toque deve ser firme, mas a intensidade precisa ser confortável para os dois. O óleo vegetal vai esquentar as mãos e facilitar o deslizamento pelo corpo da criança. Para as crianças que têm refluxo, é sempre bom colocar uma almofada sobre as pernas da mãe para que a cabecinha não fique tão baixa.  Além disso, procure se proteger com uma fralda – afinal, quando o bebê relaxa, o intestino tende a funcionar.
Confira agora o passo-a-passo de como fazer a Shantala no seu bebê:
Cada movimento deve ser repetido de três a dez vezes.

Passo 1 (Abertura do tórax): Deslize as mãos espalmadas do centro do peito do bebê para as axilas e do centro do peito para os ombros. (Esse movimento ajuda a diminuir a timidez, a angústia e o medo).
Passo 2 (Mãos do ilíaco ao ombro): Com as mãos em X, deslize uma mão do peito para o ombro esquerdo e a outra do peito para o ombro direito.
Passo 3 (Deslizamento membro superior): Envolva o braço do bebê com a mão, formando uma espécie de bracelete, e vá do ombro em direção ao punho. (Esse movimento ajuda a diminuir a tensão e a dor).
Passo 4 (Deslizamento palma e dedo a dedo): Abra a mãozinha do bebê com seus polegares, indo desde a palma até os dedinhos. (Esse movimento ajuda no reequilibrio muscular e no relaxamento).
Passo 5: Deslize toda a mão pela mão do bebê.

Passo 6 (Deslizamento palma e dedo a dedo): Segure cada dedinho, do polegar ao mindinho, fazendo uma massagem na ponta de cada um. Repita os movimentos no braço e na mão direita.
Passo 7 (Deslizamento das mãos): Com as mãos em concha, escorregue a lateral externa das mãos desde a base das costelas até o quadril. (Esse movimento reduz as cólicas e facilita o funcionamento intestinal).
Passo 8: Segure as perninhas para o alto e use o antebraço para deslizar da costela ao quadril do bebê.
Passo 9: Envolva a perna do bebê com a mão, formando um bracelete, e vá desde a virilha até o tornozelo, alternando as mãos.
Passo 10 (Movimento de torção): Com as duas mãos, faça um movimento giratório, de vai-e-vem, desde a virilha até o tornozelo, ficando um pouco mais no tornozelo para estimular a circulação. (Esse movimento reequilibra a ação muscular, diminui dor e tensão).


Passo 11 (Deslizamento planta e dedo a dedo): Movimente seus polegares do centro do pezinho do bebê aos dedinhos.
Passo 12: Deslize toda a mão pelo pé do bebê.
Passo 13: Segure cada dedo, começando sempre pelo polegar, e massageie a pontinha de cada um deles. Repita os movimentos com a perna e o pé direitos.
Passo 14 (Deslizamento dorsal): Depois de virar o bebê de costas, deixando-o perpendicular às suas pernas e com a cabeça voltada para o seu lado esquerdo, mantenha as duas mãos espalmadas e faça movimentos de vai-e-vem, descendo da nuca ao bumbum e depois subindo. (Esse movimento diminui a tensão promove o relaxamento).
Passo 15: Mantenha sua mão direita no bumbum do bebê e deslize a mão esquerda com o polegar aberto, da nuca ao bumbum.

Passo 16 (Circunferência orbital (tensões), narinas (sinusite) e masseter (tensões)): Depois de voltar o bebê para a posição inicial, junte os dedos no centro da testa do bebê e faça um semicírculo, contornando cada olho. Volte para o centro da testa e faça outro semicírculo, indo em direção às maçãs do rosto. Por fim, faça semicírculos, indo até o queixo.
Passo 17: Com os polegares, suba desde a base do nariz até o centro da testa e volte, fazendo um movimento de vai-e-vem.
Passo 18: Segure as mãos do bebê, abra seus bracinhos e depois feche, cruzando-os e alternando o braço que fica por cima. O exercício ajuda a aliviar tensões nas costas e melhora a respiração.
Passo 19: Cruze as perninhas do bebê em posição de lótus, com o pé sobre o joelho oposto e o outro joelho sobre o outro pé, e leve-as em direção à barriga. Alterne as perninhas.
Passo 20: O banho de imersão, em água morna, com apenas o rostinho e os ouvidos do bebê de fora, elimina as tensões que ainda possam existir no corpo dele e retira o excesso de óleo. Segure-o por baixo e deixe-o flutuar por entre cinco e dez minutos.
Banho
Na hora do banho sempre conversar com a criança, e a cada região que passar o sabonete ir falando:
Vamos lavar o seu cabelo, vamos lavar o seu corpo etc, as palavras têm que ser corretas e sem entonações de voz de criança, porém com muito amor e paciência. E o Bebe tem que estar imerso na água para conseguir relaxar.
No banho devemos deixar a cabeça do bebe fora da água apoiando no antebraço e lavar seu rosto em primeiro lugar para o bebe sentir a temperatura da água e não assustar com a imersão.
È legal deixar a banheira com espuma eles curtem muito, mas antes de tira-los da água devemos enxaguar seu corpinho em água limpa, pelo menos uma vez ou outra e bom esse tipo de banho, e para os mais nervosinhos podemos colocar um chá de erva cidreira pronto sem açúcar na água e bem relaxante.

Rolo de Bobat e Bola de Bobat.
Ajuda o bebê a criar equilíbrio e coordenação motora, e importante para os primeiros passos do bebê, e os ajudam a afinar o ritmo .
Colocando o bebe de bruço no rolo e levá-lo para frente e para trás com movimentos contínuos e de forma que eles curtam sem medo.
Bola de Bobat.
Estimula a lateralidade, equilíbrio e ritmo, sempre de forma agradável caso o bebê comece a chorar para e faz com outro deixando-o assistir.
Túnel

Passar pelo túnel os ajuda a ter segurança e os estimula na coordenação motora, e nessa idade eles não conseguem esperar sua vez essa atividade os ajudam muito.
Massagem com rolo de espuma
Estimulação com massagem utilizando um rolinho de pintura em espuma e muito relaxante e faz com que o bebe conheça partes do seu corpo, pois a cada lado massageado falaremos o nome da região.
Alimentação
Ao alimentar o bebê temos que ter muita atenção, pois muitos vão chegar sem nunca ter colocado sopa de sal na boca, então devagar e paciência.
Em um primeiro momento ir colocando a sopa devagar na ponta da boca do bebê e ir dando até ele aceitar, pois seu estomago e pequeno e nem sempre vão querer comer, e um pouco de cada vez.
Ao termino fazer o Bebê arrotar e ter certeza do mesmo, para não colocar a vida em risco, somente então, deitá-lo ou sentá-lo dependendo da idade.

Primeiros Socorros

Somente se eu tiver total segurança do que estou fazendo ou vou fazer, pois qualquer atitude errada e pior do que não fazer nada.
Caso não tenho certeza chamo a responsável pelo socorro.
Tenho que em primeiro lugar manter a calma e passar a calma,
Engasgo

O engasgamento é ocasionado pela introdução de corpos sólidos que podem se localizar na laringe, impedindo total ou parcialmente a passagem de ar. 
As pessoas geralmente engasgam com pedaços de alimentos que não foram bem mastigados, ou quando tomam muita bebida alcoólica. 
Pedaços de carne não muito bem triturados pelos dentes são os principais causadores de engasgamento em adultos. 
Uma obstrução da garganta costuma ocorrer ainda com pessoas que usam dentadura, principalmente quando esta se solta na hora de comer. 

Se você não socorrer uma vítima de engasgo, ela pode perder a consciência e até morrer.
A pessoa engasgada apresenta três sinais clássicos: 
ela não fala, não tosse e não respira. Além do mais, ela sempre prende a garganta com as mãos. Essa reação é conhecida como"sinal de engasgo". Ao socorrer, você pode deparar com a vítima consciente e inconsciente. 
Como proceder quando objetos forem engolidos? 
• Aplique a chamada "Manobra de Heimlich" - Fique de pé ligeiramente atrás da vítima. A cabeça da pessoa deve estar mais baixa que o peito. Portanto, o tórax é inclinado para frente e a cabeça mais para baixo. 
• Aplique quatro pancadas fortes no meio das costas, com a mão fechada. A sua outra mão deve estar apoiando o peito do paciente. 
• Se a vítima continuar asfixiada, fique de pé, atrás, com seus braços ao redor da cintura da pessoa, ligeiramente acima do umbigo e abaixo do limite das costelas. Agarre firme o pulso com a outra mão e faça um rápido puxão para cima. Repita quatro vezes numa sequência rápida. 
Atenção: Não faça respiração boca a boca nos casos de engasgos com vítimas inconscientes. Você poderá empurrar ainda mais o objeto. Caso tenha insucesso com as manobras tentadas você está diante de uma vítima asfixiada. Resta agora a respiração 
boca a boca, como única alternativa para salvar a vida. 
Nunca dê água ao asfixiado, na esperança de fazê-lo engolir o corpo estranho.

Engasgo do Bebê

Em caso de engasgo de um bebê, segure-o com o abdome para baixo apoiado no seu braço e com a cabeça em posição mais baixa.
Mantenha firme a sua cabeça segurando-o o queixo com a mão. 
Dê quatro ou cinco tapas nas costas do bebê. 





Se a manobra não surtir efeito, vire o bebê para frente e com dois dedos faça quatro compressões firmes no tórax, logo abaixo dos mamilos.
Em seguida aconselha-se fazer boca a boca (no caso do bebê, pelas dimensões, se faz boca a boca-nariz), repetindo as manobras anteriores e voltando à respiração artificial. 
Assim, boca a sucessivamente, até que a criança volte ao normal ou chegue socorro médico.
É importante não esquecer das manobras de respiração artificial, para manter a oxigenação mínima do bebê.
Como Proceder Com Corpos Estranhos No Ouvido?
• Não tente retirar objetos profundamente introduzidos nem coloque nenhum instrumento no canal auditivo. 
• Não bata na cabeça para que o objeto saia. Essa manobra pode dar certo quando se trata de um inseto vivo. 
• Pingue algumas gotas de óleo mineral. Para que o óleo e o objeto saiam, vire a cabeça da vítima.
• Procure ajuda médica especializada. 
Como Proceder Com Corpos Estranhos No Nariz?
• Não introduza nenhum instrumento nas narina para retirar o objeto. 
• Oriente a vítima manter-se respirando somente pela boca. 
• Instrua a vítima a assoar o nariz. 
• Se o corpo estranho não sair, procure auxílio médico. 
Como Proceder Com Corpos Estranhos Nos Olhos?
• Não deixe a vítima esfregar ou apertar os olhos. 
• Pingue algumas gotas de soro fisiológico ou água morna no olho atingido. 
• Se isso não resolver, cubra os dois olhos com compressas de gaze ou pano limpo, sem apertar. Procure um médico. 
• Se o corpo estranho estiver cravado no olho, não tente retira-lo. Cubra os olhos e procure ajuda médica. 
• Se não for possível fechar os olhos, cubra-os com um cone de papel grosso ou um copo e procure ajuda médica imediata. É possível fixar um copo plástico, protegendo o olho atingido.
Lembrando não posso esta sozinho nessa hora preciso sempre de ajuda, e caso não consiga peço para uma terceira pessoa ligar para o SAMU 192 ou RESGATE 193.

Nenhum comentário:

Postar um comentário