sábado, 25 de agosto de 2012

LINGUAGEM PARA BERÇÁRIO


ATIVIDADES DE ESTIMULO À LINGUAGEM PARA BERÇÁRIO

3 Meses:
* Prender com uma fita perninha do bebê a um móbile;
* Encaixar a alça de um chocalho nos dedinhos do pé de um bebê;
* Amarra a chupeta ou um brinquedo no pezinho de modo que a criança tenha que dobrar a perna para alcançar a boca;
*Prancha de textura (deixe a criança sentir a diferente textura com as mãos e com os pés);
3 a 4 Meses:
* Segurar o objeto preso por um fio e fazer movimentos para que a criança tente pegá-lo esticando os bracinhos e acompanhando os seguintes movimentos:
- Acima / Abaixo
- Longe / Perto
- Pendulo / Circular
* Seguir o objeto focalização
- Acima / Abaixo
- Longe / Perto
- Lados / Diagonais
* Esconder um objeto e mostrar a criança logo em seguida
* Esconder o objeto e apresentá-lo ao bebe com as mãos alternadas, até que ele desenvolva a habilidade de memorizar que o objeto aparece cada vez em uma mão e olhar antecipado.
* Induzir a imitação de movimentos simples:
- Colocar a língua para dentro e para fora
- Abrir e fechar a boca
- Fazer bico / vibrar os lábios e as línguas
- Abrir e fechar as mãos / bater palmas
* Esconder o rosto com um pano e esperar que a criança puxe para te achar
* Esconder um objeto embaixo de um pano e esperar que a criança puxe o pano e depois puxe o pano para achá-lo
4 a 6 Meses:
* Segurar uma bandeja de alumínio e incentivar a criança a chutar a bandeja fazendo barulho
* Cantar balançando a criança de acordo com a canção da música
* Cobrir a criança com um lençol fazendo uma cabaninha
6 a 7 Meses:
* Colocar a criança sentada em cima de um lençol e a arrastá-la puxando o lençol. A criança deverá fortalecer o abdômen para manter-se sentada.
* Rolar
* Engatinhar / passar por cima, por baixo de obstáculos.
* Sentar a criança em uma bola grande, para incentivar a criança a se equilibra-se com uma perna de cada lado.
8 a 12 Meses:
* Colocar a criança de costas, emitir sons por trás dela e esperar que ela vire-se em busca da localização da fonte sonora.
* Colocar e retirar objetos de dentro de uma caixa
* Bater pinos com o martelo
* Arremessar objetos
* Encaixar objetos com uma base com pinos
* Montanha Russa
1 a 2 anos e 5 meses:
* Empilhar peças
* Emparelhar peças
* Encaixar pinos
* Encaixar formas
* Encaixar seqüências de tamanhos:
- através de deslizamento
- em local determinado
- idem apenas com orientação
- idem com 2 locais determinados
- idem com 3 locais determinados
- idem com 4 locais determinados
- idem com todas as peças
- Encaixar de ponta cabeça
- Misturar 2 encaixes de forma diferentes
Continente X Conteúdo:
* Apresentação de fantoches
* Apresentação de figuras em livros
* Apresentação de animais / frutas / comidas / carros / pessoas / objetos de uso pessoal para nomeação.
* Imitação de seqüências de movimentos
* Imitação diferida (faz de conta)
* Incentivo à brincadeira simbólica.
ATIVIDADES PARA BERÇÁRIOS
Sugestões de atividades e estímulos para o berçário
"O adulto precisa apresentar o mundo"
* Chocalho com garrafa peti, copo de iogurte, yakut...
* Saquinhos de cheiro feito com tnt algodão e vários aromas.
* Bolinhas de cheirinho feito com meia calça* Caixa supresa, encapada e com um buraco para caber a mãozinha do bebê.
* Tampas de Nescau com figuras.
* Cds com figuras, furado e usado como móbile.
* Abrir uma caixa de papelão e fazer uma casa, ou um carro.
* Janelinhas das sensações.
* Cd com cantigas com voz de criança, músicas clássicas.
* Sagu com anelina dentro de peti, pode usar também gliter, lantejoula...
* Varal das sensações.
* Cestos dos tesouros.
* Pendulo com bola e elástico colado no teto
* Soprar ( canudo grosso), fazer bolhas ensinar a criança a respirar pelo nariz( variar com gelatina colorida).
Esconde-Esconde (para bebês) Cadê o ursinho? Ele sumiu, mas não é para sempre.
_ IDADE A partir de 6 meses.
_ O QUE DESENVOLVE Noção de que as pessoas e os objetos continuam existindo mesmo quando saem do campo de visão.
_ COMO BRINCAR Se esconda atrás de uma porta ou de algum objeto grande e chame o bebê, fazendo com que ele procure você. Apareça novamente. Cubra a sua cabeça com um pano e chame a criança pelo nome. Depois de alguns segundos, retire o pano. Esconda um objeto que o bebê goste, como um ursinho, e pergunte: "Cadê o ursinho? Onde ele está?" Incentive a criança a procurá-lo. Depois, mostre o objeto. Essa atividade ajuda a criança a compreender a ausência dos pais quando eles saem, por exemplo, para trabalhar.
Encaixes (para bebês)Uma caixa dentro da outra e o bebê aprende o que é grande, pequeno, leve e pesado.
_ IDADE A partir de 6 meses.
_ O QUE DESENVOLVE Noção de tamanho e de peso.
_ BRINQUEDO Caixas de papelão e potes plásticos de vários tamanhos e formatos.
_ COMO BRINCAR Coloque um pote dentro do outro, mostrando que o menor cabe dentro do maior. Vire os potinhos de ponta-cabeça e coloque um sobre o outro até formar uma torre. Deixe a criança brincar à vontade com os potes e colocar as mãozinhas dentro deles. Quando ela pegar um pote sozinha ou dois deles (um dentro do outro), vai perceber a diferença de peso. Você pode fazer: Monte cubos de diferentes tamanhos com caixas de leite. Recorte o papelão e emende as laterais com fita crepe. Depois, pinte.
Cores (para bebês)
Blocos de espuma azuis e vermelhos... Um em cima do outro e, de repente, todos no chão!_ IDADE A partir de 3 meses.
_ O QUE DESENVOLVE Coordenação motora e a visão, que começa a ficar mais nítida a partir do terceiro mês.
_ BRINQUEDO Blocos coloridos de espuma.
_ COMO BRINCAR Movimente os blocos, coloque uns sobre os outros. Deixe a criança segurá-los e derrubá-los.
_ ESTE VOCÊ FAZ Corte o fundo de duas garrafas PET transparentes e coloque papel crepom picado, de diferentes cores e tamanhos, dentro desses recipientes. Junte um ao outro com fita adesiva. Também é possível usar água, óleo e purpurina. Utilize vasilhames de diferentes tamanhos para que o bebê perceba que sua mão envolve o objeto de várias maneiras.
Estimulação Motora
Estas aulas acontecem semanalmente nos dois períodos do dia (manhã e tarde), tanto para a Fase I (de 4 a 8 meses) quanto para a Fase II (acima dos 8 meses)

Objetivo geral:

Observar o desenvolvimento da criança em relação aos padrões para a faixa etária. Oferecer variações de estímulos para atingir melhoras significativas em seu desenvolvimento.
Conteúdos:
1) Estimulação auditiva: Músicas / Sons
Objetivo: Reconhecer diferentes sons; explorar diferentes sons produzidos por instrumentos feitos de sucata e pela manipulação de objetos de convívio diário; imitar sons de animais, avião, chuva, etc.
Estratégia: Através de estímulos sonoros com auxílio de músicas, brinquedos que produzam sons como (latinhas, guizos, toquinhos de madeira, chocalho de garrafa plástica, folhas, etc).
2) Estimulação viso-motora: Manipular objetos (segurando, empurrando, puxando, jogando, etc.) como bolas, bambolês, bexigas, brinquedos puxados por um fio, entre outros.
Objetivo: Aprimorar a coordenação motora grossa e fina através da manipulação de diferentes objetos; fortalecer membros superiores.
Estratégia: Através de estímulos com auxílio de bolas de diferentes tamanhos, brinquedos, potes com tampas, saquinhos de grãos, bambolês, etc.
3) Estimulação motora: Rolar / Rastejar / Engatinhar / Andar / Correr / Saltar
Objetivo: Expressar diferentes formas de deslocamento segundo a sua necessidade; explorar o espaço a sua volta; aprimorar o andar e o correr evoluindo para o ato de saltar.
Estratégia: Através de estímulos com auxílio de corda, bola grande, banquinhos, cama elástica, colchonete, rolo grande, materiais de espuma (rampa, escada, túnel).
4) Estimulação sensória - motora
Objetivo: Explorar através dos órgãos dos sentidos (tato, visão e audição).
Estratégia: Através de estímulos com auxílio de saquinhos coloridos com diferentes materiais dentro, tapete das sensações, objetos de encaixe, brinquedos de montar e desmontar, etc.
A MÚSICA DOS NOMES
IDADE: A partir de 4 meses.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades, pátio ou jardim.
OBJETIVOS: Reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador.
Escolha uma música na qual você possa incluir o nome das crianças. Alguns exemplos: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha” e “Fui ao Itororó”. Reúna a turma em um local agradável e cante. Os bebês também podem participar, já que a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.
ARTE COM MINGAU
IDADE: De 8 meses a 1 ano e meio.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades ou pátio.
MATERIAL: Maisena, corante alimentar e água.
OBJETIVO: Interagir com o espaço.
PREPARAÇÃO: Em uma panela, dissolva uma colher de sopa de maisena para cada copo de água. A quantidade é de acordo com o número de crianças ou o tamanho do espaço onde a atividade será realizada. Coloque pitada de corante até a mistura ficar com a cor que você deseja. Leve-a ao fogo e mexa até que se transforme em um mingau. Deixe esfriar. Avise os pais para mandarem roupas velhas no dia da brincadeira.
Espalhe a mistura no chão da sala onde as crianças vão brincar. Deixe-as andar, engatinhar e rolar sobre o mingau, interagindo com o espaço. Atenção para que todos se divirtam e ninguém se machuque. Incentive as várias possibilidades de movimento.
(MOVIMENTO) MEU CORPO
Para a criança pequena, mover-se é muito mais do que mexer o corpo ou se deslocar. É uma forma de se comunicar. A aquisição de novas habilidades permite que ela atue de forma cada
vez mais independente no mundo. Essa autonomia só é conseguida com a confiança em si mesma e no ambiente. Por isso, é fundamental que a escola ofereça possibilidades de autoconhecimento e um espaço seguro e estimulante
Berçário I ( 4 meses a 1 ano e meio)
Objetivo: Transmitir um ambiente acolhedor e seguro, possibilitando ao bebê um pleno desenvolvimento físico, emocional e social.
Atividades:
• Cuidados básicos de higiene e saúde;
• Estimulação tátil, através de carícias e afago ao bebê;
• Estimulação visual, por meio de objetos coloridos, vídeos e livros de bebê;
• Estimulação verbal, por meio de conversas,sons de brinquedos e músicas;
• Estimulação motora básica do bebê, incentivando a criança a buscar um objeto primeiro com as mãos, depois arrastando-se ou engatinhando até que ele consiga andar;
• Estimulação do próprio corpo, mostrando e nomeando partes do corpo;
• Introdução de alimentos com alegria e paciência;
• Trocas de roupas e fraldas contínuas, sempre que for necessário;
• Banhos agradáveis, acompanhados de conversas, livros e músicas;
• Músicas gestuais e cantigas de roda;
• Incentivo à fala
Berçário II ( 1 ano e meio a 3 anos)
Objetivo: promover o desenvolvimento da coordenação motora grossa da criança, bem como dar ênfase à musicas, à artes e ao desenvolvimento da linguagem, por meio de estórias, rodas e conversas.
Atividades:
• Brincadeiras com brinquedos do tipo encaixe e monta-monta;
• Estimulação do próprio corpo;
• Trabalhos manuais com massinhas e argila;
• Garatujas: pintura com lápis de cor, giz de cera e tinta;
• Incentivo ao uso do banheiro/ penico (controle de esfíncteres);
• Incentivo ao uso de escova de dentes;
• Incentivo a alimentar-se sozinho;
• Integração social, por brincadeiras e jogos que estimulam a criança trocar objetos;
• Incentivo e desenvolvimento da fala, procurando ampliar o vocabulário;
• Traçados simples: coordenação motora;
• Apresentação das cores;
• Contos de histórias curtas;
• Atividades de músicas e cantigas de rodas;
• Brincadeiras de imitação;
• Brincadeiras livres no parque;
• Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar a si próprio e/ou ao outro em perigo.
Maternal (3 a 4 anos)
Objetivo: Ampliar o desenvolvimento da coordenação motora fina, introduzir conceitos disciplinares.
Conteúdos:
1 – Coordenação motora ampla;
2 – Coordenação motora fina;
3 – Discriminação auditiva e visual;
4 – Expressão oral (historias, músicas, contos, teatro, etc);
5 – Estudo do nome próprio;
6 – Apresentação das vogais;
7 – Reconhecimento, discriminação e contagem dos numerais de 1 até 10;
8 – Reproduzir seqüências e seriações;
9 – Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço;
10 – Desenvolver a lateralidade;
11 – Introduzir o raciocínio lógico e suas estruturas;
12 – Estimular o conhecimento da história brasileira, por meio das datas comemorativas;
13 – Desenvolvimento da socialização;
14 – Desenvolver noção de hoje, ontem, amanhã, bem como dia e noite;
15 – Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância;
16 – Estimulação do meio ambiente;
17 – Desenvolver a capacidade de auto-higiene corporal, localizando e nomeando as partes do corpo;
18 – Estimulação dos 5 sentidos;
19 – Desenhos livres.

Planejamento Bercario 2

Objetivos: Oportunizar a construção da identidade e cooperação, estimular a imaginação criativa, estabelecer contato com seus pares e explorar situações de interação social.
SEGUNDA-FEIRA
Rodinha
Música - O sapo não lava o pé (A professora canta a música junto com a criança)
Histórinha com livro de pano para bebês (à escolha)
Atividade pedagógica
Brincar de esconde-esconde com lençol
TERÇA-FEIRA
Rodinha
Música – Fui no Itororó
Histórinha com fantoches (à escolha)
Atividade pedagógica
Brincar de rolar no colchonete
QUARTA-FEIRA
Rodinha
Música – A canoa virou
Ouvir músicas em CD (à escolha)
Atividade pedagógica
Brincar de jogar bolas
QUINTA-FEIRA
Rodinha
Música – Ciranda cirandinha
Ver vídeo (à escolha)
Atividade pedagógica
Brincar de jogar bolas
SEXTA-FEIRA
Rodinha
Música – Samba Lelê
Histórinha com dedoches (à escolha)
Atividade pedagógica
Brincar de montar blocos coloridos
No Berçário também se aprende!! E através da brincadeira aprende-se mais ainda, confira algumas dicas de brincadeiras para você colocar no seu plano de aula no berçário:
Brincadeiras para bebês do nascimento aos 3 meses –
Quem disse que recém nascidos não brincam??

* CRIANDO MOVIMENTOS *
.
Os bebês adoram olhar para o rosto de alguém, principalmente de pessoas que amam
· Faça diferentes expressões faciais e sons para desenvolver a visão e a audição do bebê
Algumas idéias:
Ø Cante uma música e faça movimentos exagerados com a boca
Ø Pisque os olhos, faça contorções com a boca
Ø Faça sons com os lábios, finja tossir ou bocejar.
O que diz a pesquisa cerebral:
Por volta dos dois meses, os bebês conseguem distinguir os traços de um rosto.
* BRINCADEIRAS COM O CHOCALHO *
Segure um chocalho em frente ao bebê e agite-o delicadamente.
Ao sacudir o chocalho, cante uma música de louvor a Deus da qual goste.
Quando tiver certeza de que o bebe está olhando para o chocalho, mova-o lentamente para o lado e cante de novo o mesmo louvor.
Continue movendo o chocalho para lugares diferentes do quarto e veja se o bebê vira a cabeça na direção do som.
Coloque o chocalho na mão do bebê e cante o louvor de novo.
Os bebês adoram música e, mais tarde, quando estiverem prestes a falar, vão tentar imitar os sons que ouviram.
* QUEM É ESSE BEBÊ? *
Sente-se na frente de um espelho com seu bebê no colo.
Diga: “quem é esse bebê?, acene com a mãozinha de seu bebê e diga: Oi bebê!
Pergunte: Onde está o pé do bebê? Acene com o pezinho dele e diga: Oi, pé!
Quem fez o pezinho do bebê? (falar o nome da criança), foi Deus!
Continue fazendo perguntas e mexendo em partes diferentes do corpo do bebê.
Encoste a cabeça na dele, faça tchauzinho, bata palmas, etc...
O que diz a pesquisa cerebral:
Frases curtas aceleram o desenvolvimento do processo de aquisição da linguagem.
Atividades para berçário 11° Trimestre Objetivo 1: Fortalecer os músculos do corpo.Exercícios para o corpo 1.Objetivo especifico: Fortalecer os músculos do corpo para desenvolver capacidades posturais.Recursos: Criança, facilitador, exercícios, guizos e chocalhos.Descrição:
Braços e Pernas
Deite o bebe de barriga para cima. Pegue-o suavemente pelos pés e mãos e faça flexões e movimentos circulares com as pernas e braços.
Braços e abdômen
Ponha o bebe deitado de barriga para cima, motive-o a agarrar seus polegares. Levante-o suavemente e volte a deitá-lo.
Braços e tórax
Deite o bebe de barriga para cima. Com delicadeza separe suas mãos na altura do peito.Objetivo 2: Desenvolver diferentes capacidades posturais.Balanço o corpo.Objetivo especifico:Desenvolver o equilíbrio e a confiança.Recursos: Rimas.Descrição:Deite-se sobre uma superfície plana e sente o bebe no seu peito. Segure-o com muito cuidado  pelas costas e cabeça e balance-o de maneira suave para os lados, para trás e para frente.Repita a rima: e balance, balance, quero dançar com você, alongando a ultima parte dela.Objetivo 3: Desenvolver a capacidade de segurar e manusear objetos.Agarre, Agarre Objetivo especifico: Desenvolver a destreza de dirigir a mão em direção a um objeto  agarrá-lo.Recursos: Chocalhos, bonecos e móbiles de berços.Descrição:Coloque o chocalho nas mãos da criança. Ela o deixara cair em poucos segundos, pois ainda não controla os músculos vinculados à tensão e relaxamento de suas mãos.Coloque um móbile sobre o berço da criança. As cores, texturas e sons serão um grande estimulo para ela.2° Trimestre Objetivo 1: Fortalecer os músculos do corpo.Exercícios para o corpo 2.Objetivo especifico: Fortalecer os músculos do corpo para desenvolver capacidades posturais e motoras.Recursos: Guizos, brinquedos e chocalhos.Descrição:
Braços e Pernas
Amarre guizos nos pulsos e tornozelos do bebe. A curiosidade do som fará com que acriança agite seus membros, fortalecendo assim suas pernas e braços.Puxe o bebe suavemente pelas mãos, erguendo-o alguns poucos centímetros
Pernas
Sente-se no chão e sustente o bebe pegando-o pelas axilas, até conseguir que as solas dos pés toquem o seu colo e se estiquem.Mantenha a criança nessa posição, de pé, fazendo com que ela suporte seu Próprio peso.
Abdômen
Deite o bebe de barriga para cima. Apresente a ele um objeto sonoro e chamativo a altura de suas pernas para que ele o chute.Entregue-lhe o brinquedo e com delicadeza leve seus joelhos até o peito.
Músculos em geral
Coloque o bebe de barriga para baixo e deite-se o manusear um objeto.Tire o objeto dele e movimente-o de um lado para o outro, para que ele o siga com o olhar.Coloque o objeto alguns centímetros a sua frente para que ele faça o esforço de se arrastar e tentar alcançá-lo.Objetivo 2: Desenvolver diferentes capacidades posturais.Sentar-se Objetivo especifico:Desenvolver o equilíbrio e a capacidade de sentar.Recursos: Colchonetes.Descrição:Deite o bebe de barriga para cima, e nessa posição recline-o e sente-o, puxando-o delicadamente pelas mãos.Combine a atividade motora com frases como: upa, upa, para cima... upa,upa, para baixo.

BERÇÁRIO


BERÇÁRIO

Na adaptação devemos ter muito cuidado em lidar com o bebê, ter sempre a voz suave e de tom baixo para passar confiança, ser amoroso e sempre olhar nos olhos do bebê para transmitir segurança.
Acessos de choro e normal no primeiro momento, o que devemos fazer procurar acalmar os bebês pegando no colo, conversando, passando amor e acima de tudo dando atenção, pois as nossas atitudes e que determina o tempo do choro, quanto mais nervoso passar mais tempo de choro teremos, portanto, sempre respirar bem fundo por várias vezes, e passar calma.
Muitos persistem com essas reações, precisamos ter cuidado, pois às vezes eles tendem a se machucar, (mordendo, arranhando , puxando cabelo etc.), nesse momento muita atenção e chegar devagar e conversar apesar de pouca idade eles entendem sim e precisam confiar para não mais fazê-lo.
Morder
Normalmente ocorre em momentos de ansiedade, do que propriamente dito como agressão, devemos prestar muita atenção, e ter a percepção è uma agressão ( quando eles querem um determinado brinquedo e o outro não da, então parte para a mordida), ou ansiedade (quando esta chorando por que quer sua mãe e então entra em desespero e morde), após fazer essa divisão conseguimos descobrir.
O Que Fazer?
1- Conversar com a criança e explicar não pode é feio!
2-Ficar em observação a todo o momento, e qualquer movimento o professor entra em ação:
O que você vai fazer?
Sabe seus dentinhos precisa de ajuda então vamos ajudá-los a comer....
Essas são algumas dicas, não podemos chamar atenção dizendo não pode morder, pois estaremos a todo o momento lembrando-se da mordida.
3-Chamar os pais e tentar descobrir se em casa têm irmãos mais velhos, que brincam de mordidinhas ou se a mãe tem essas brincadeirinhas, (tudo tem que ser sutil para não traumatizar e causar transtornos futuros).
4- Já aconteceu a mordida o que fazer;
Passar uma pedra de sabão novo na região em circulo ajuda a sumir e diminuir a dor, pomada pode causar alergias.
Algumas atividades para berçário
Shantala
O toque deve ser firme, mas a intensidade precisa ser confortável para os dois. O óleo vegetal vai esquentar as mãos e facilitar o deslizamento pelo corpo da criança. Para as crianças que têm refluxo, é sempre bom colocar uma almofada sobre as pernas da mãe para que a cabecinha não fique tão baixa.  Além disso, procure se proteger com uma fralda – afinal, quando o bebê relaxa, o intestino tende a funcionar.
Confira agora o passo-a-passo de como fazer a Shantala no seu bebê:
Cada movimento deve ser repetido de três a dez vezes.

Passo 1 (Abertura do tórax): Deslize as mãos espalmadas do centro do peito do bebê para as axilas e do centro do peito para os ombros. (Esse movimento ajuda a diminuir a timidez, a angústia e o medo).
Passo 2 (Mãos do ilíaco ao ombro): Com as mãos em X, deslize uma mão do peito para o ombro esquerdo e a outra do peito para o ombro direito.
Passo 3 (Deslizamento membro superior): Envolva o braço do bebê com a mão, formando uma espécie de bracelete, e vá do ombro em direção ao punho. (Esse movimento ajuda a diminuir a tensão e a dor).
Passo 4 (Deslizamento palma e dedo a dedo): Abra a mãozinha do bebê com seus polegares, indo desde a palma até os dedinhos. (Esse movimento ajuda no reequilibrio muscular e no relaxamento).
Passo 5: Deslize toda a mão pela mão do bebê.

Passo 6 (Deslizamento palma e dedo a dedo): Segure cada dedinho, do polegar ao mindinho, fazendo uma massagem na ponta de cada um. Repita os movimentos no braço e na mão direita.
Passo 7 (Deslizamento das mãos): Com as mãos em concha, escorregue a lateral externa das mãos desde a base das costelas até o quadril. (Esse movimento reduz as cólicas e facilita o funcionamento intestinal).
Passo 8: Segure as perninhas para o alto e use o antebraço para deslizar da costela ao quadril do bebê.
Passo 9: Envolva a perna do bebê com a mão, formando um bracelete, e vá desde a virilha até o tornozelo, alternando as mãos.
Passo 10 (Movimento de torção): Com as duas mãos, faça um movimento giratório, de vai-e-vem, desde a virilha até o tornozelo, ficando um pouco mais no tornozelo para estimular a circulação. (Esse movimento reequilibra a ação muscular, diminui dor e tensão).


Passo 11 (Deslizamento planta e dedo a dedo): Movimente seus polegares do centro do pezinho do bebê aos dedinhos.
Passo 12: Deslize toda a mão pelo pé do bebê.
Passo 13: Segure cada dedo, começando sempre pelo polegar, e massageie a pontinha de cada um deles. Repita os movimentos com a perna e o pé direitos.
Passo 14 (Deslizamento dorsal): Depois de virar o bebê de costas, deixando-o perpendicular às suas pernas e com a cabeça voltada para o seu lado esquerdo, mantenha as duas mãos espalmadas e faça movimentos de vai-e-vem, descendo da nuca ao bumbum e depois subindo. (Esse movimento diminui a tensão promove o relaxamento).
Passo 15: Mantenha sua mão direita no bumbum do bebê e deslize a mão esquerda com o polegar aberto, da nuca ao bumbum.

Passo 16 (Circunferência orbital (tensões), narinas (sinusite) e masseter (tensões)): Depois de voltar o bebê para a posição inicial, junte os dedos no centro da testa do bebê e faça um semicírculo, contornando cada olho. Volte para o centro da testa e faça outro semicírculo, indo em direção às maçãs do rosto. Por fim, faça semicírculos, indo até o queixo.
Passo 17: Com os polegares, suba desde a base do nariz até o centro da testa e volte, fazendo um movimento de vai-e-vem.
Passo 18: Segure as mãos do bebê, abra seus bracinhos e depois feche, cruzando-os e alternando o braço que fica por cima. O exercício ajuda a aliviar tensões nas costas e melhora a respiração.
Passo 19: Cruze as perninhas do bebê em posição de lótus, com o pé sobre o joelho oposto e o outro joelho sobre o outro pé, e leve-as em direção à barriga. Alterne as perninhas.
Passo 20: O banho de imersão, em água morna, com apenas o rostinho e os ouvidos do bebê de fora, elimina as tensões que ainda possam existir no corpo dele e retira o excesso de óleo. Segure-o por baixo e deixe-o flutuar por entre cinco e dez minutos.
Banho
Na hora do banho sempre conversar com a criança, e a cada região que passar o sabonete ir falando:
Vamos lavar o seu cabelo, vamos lavar o seu corpo etc, as palavras têm que ser corretas e sem entonações de voz de criança, porém com muito amor e paciência. E o Bebe tem que estar imerso na água para conseguir relaxar.
No banho devemos deixar a cabeça do bebe fora da água apoiando no antebraço e lavar seu rosto em primeiro lugar para o bebe sentir a temperatura da água e não assustar com a imersão.
È legal deixar a banheira com espuma eles curtem muito, mas antes de tira-los da água devemos enxaguar seu corpinho em água limpa, pelo menos uma vez ou outra e bom esse tipo de banho, e para os mais nervosinhos podemos colocar um chá de erva cidreira pronto sem açúcar na água e bem relaxante.

Rolo de Bobat e Bola de Bobat.
Ajuda o bebê a criar equilíbrio e coordenação motora, e importante para os primeiros passos do bebê, e os ajudam a afinar o ritmo .
Colocando o bebe de bruço no rolo e levá-lo para frente e para trás com movimentos contínuos e de forma que eles curtam sem medo.
Bola de Bobat.
Estimula a lateralidade, equilíbrio e ritmo, sempre de forma agradável caso o bebê comece a chorar para e faz com outro deixando-o assistir.
Túnel

Passar pelo túnel os ajuda a ter segurança e os estimula na coordenação motora, e nessa idade eles não conseguem esperar sua vez essa atividade os ajudam muito.
Massagem com rolo de espuma
Estimulação com massagem utilizando um rolinho de pintura em espuma e muito relaxante e faz com que o bebe conheça partes do seu corpo, pois a cada lado massageado falaremos o nome da região.
Alimentação
Ao alimentar o bebê temos que ter muita atenção, pois muitos vão chegar sem nunca ter colocado sopa de sal na boca, então devagar e paciência.
Em um primeiro momento ir colocando a sopa devagar na ponta da boca do bebê e ir dando até ele aceitar, pois seu estomago e pequeno e nem sempre vão querer comer, e um pouco de cada vez.
Ao termino fazer o Bebê arrotar e ter certeza do mesmo, para não colocar a vida em risco, somente então, deitá-lo ou sentá-lo dependendo da idade.

Primeiros Socorros

Somente se eu tiver total segurança do que estou fazendo ou vou fazer, pois qualquer atitude errada e pior do que não fazer nada.
Caso não tenho certeza chamo a responsável pelo socorro.
Tenho que em primeiro lugar manter a calma e passar a calma,
Engasgo

O engasgamento é ocasionado pela introdução de corpos sólidos que podem se localizar na laringe, impedindo total ou parcialmente a passagem de ar. 
As pessoas geralmente engasgam com pedaços de alimentos que não foram bem mastigados, ou quando tomam muita bebida alcoólica. 
Pedaços de carne não muito bem triturados pelos dentes são os principais causadores de engasgamento em adultos. 
Uma obstrução da garganta costuma ocorrer ainda com pessoas que usam dentadura, principalmente quando esta se solta na hora de comer. 

Se você não socorrer uma vítima de engasgo, ela pode perder a consciência e até morrer.
A pessoa engasgada apresenta três sinais clássicos: 
ela não fala, não tosse e não respira. Além do mais, ela sempre prende a garganta com as mãos. Essa reação é conhecida como"sinal de engasgo". Ao socorrer, você pode deparar com a vítima consciente e inconsciente. 
Como proceder quando objetos forem engolidos? 
• Aplique a chamada "Manobra de Heimlich" - Fique de pé ligeiramente atrás da vítima. A cabeça da pessoa deve estar mais baixa que o peito. Portanto, o tórax é inclinado para frente e a cabeça mais para baixo. 
• Aplique quatro pancadas fortes no meio das costas, com a mão fechada. A sua outra mão deve estar apoiando o peito do paciente. 
• Se a vítima continuar asfixiada, fique de pé, atrás, com seus braços ao redor da cintura da pessoa, ligeiramente acima do umbigo e abaixo do limite das costelas. Agarre firme o pulso com a outra mão e faça um rápido puxão para cima. Repita quatro vezes numa sequência rápida. 
Atenção: Não faça respiração boca a boca nos casos de engasgos com vítimas inconscientes. Você poderá empurrar ainda mais o objeto. Caso tenha insucesso com as manobras tentadas você está diante de uma vítima asfixiada. Resta agora a respiração 
boca a boca, como única alternativa para salvar a vida. 
Nunca dê água ao asfixiado, na esperança de fazê-lo engolir o corpo estranho.

Engasgo do Bebê

Em caso de engasgo de um bebê, segure-o com o abdome para baixo apoiado no seu braço e com a cabeça em posição mais baixa.
Mantenha firme a sua cabeça segurando-o o queixo com a mão. 
Dê quatro ou cinco tapas nas costas do bebê. 





Se a manobra não surtir efeito, vire o bebê para frente e com dois dedos faça quatro compressões firmes no tórax, logo abaixo dos mamilos.
Em seguida aconselha-se fazer boca a boca (no caso do bebê, pelas dimensões, se faz boca a boca-nariz), repetindo as manobras anteriores e voltando à respiração artificial. 
Assim, boca a sucessivamente, até que a criança volte ao normal ou chegue socorro médico.
É importante não esquecer das manobras de respiração artificial, para manter a oxigenação mínima do bebê.
Como Proceder Com Corpos Estranhos No Ouvido?
• Não tente retirar objetos profundamente introduzidos nem coloque nenhum instrumento no canal auditivo. 
• Não bata na cabeça para que o objeto saia. Essa manobra pode dar certo quando se trata de um inseto vivo. 
• Pingue algumas gotas de óleo mineral. Para que o óleo e o objeto saiam, vire a cabeça da vítima.
• Procure ajuda médica especializada. 
Como Proceder Com Corpos Estranhos No Nariz?
• Não introduza nenhum instrumento nas narina para retirar o objeto. 
• Oriente a vítima manter-se respirando somente pela boca. 
• Instrua a vítima a assoar o nariz. 
• Se o corpo estranho não sair, procure auxílio médico. 
Como Proceder Com Corpos Estranhos Nos Olhos?
• Não deixe a vítima esfregar ou apertar os olhos. 
• Pingue algumas gotas de soro fisiológico ou água morna no olho atingido. 
• Se isso não resolver, cubra os dois olhos com compressas de gaze ou pano limpo, sem apertar. Procure um médico. 
• Se o corpo estranho estiver cravado no olho, não tente retira-lo. Cubra os olhos e procure ajuda médica. 
• Se não for possível fechar os olhos, cubra-os com um cone de papel grosso ou um copo e procure ajuda médica imediata. É possível fixar um copo plástico, protegendo o olho atingido.
Lembrando não posso esta sozinho nessa hora preciso sempre de ajuda, e caso não consiga peço para uma terceira pessoa ligar para o SAMU 192 ou RESGATE 193.

oculos palhaço























painel pai 2012